Brasil conquista primeiro ouro nas Olimpíadas de Paris

Hoje, 2 de agosto, o Brasil conquistou a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com a vitória da judoca Beatriz Souza, de 26 anos, contra a israelense Raz Hershko, da mesma idade, na final da categoria +78 kg feminino. Beatriz venceu quatro lutas até chegar ao alto do pódio da série.

Além da importante vitória para o País, este feito chegou carregado de simbolismo e representatividade, pois veio a partir do triunfo de uma mulher na primeira edição com mais atletas do sexo feminino na delegação do Brasil. A atleta também se tornou a primeira brasileira debutante campeã olímpica em provas individuais.

Após a luta, em entrevista para a Globo, a campeã olímpica, emocionada, declarou: “É inexplicável. É uma das melhores coisas do mundo. Eu consegui. Deu certo, mãe. Eu consegui. Eu consegui. Foi pela vó. É para a vó, mãe. Eu amo vocês mais do que tudo. Eu amo vocês. Obrigada.”

Em campeonatos anteriores, a judoca também já conquistou outras medalhas: prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (em 2023) e duas de bronze no individual, em Lima (2019) e Santiago (2023).

Esta vitória simboliza a representatividade que buscamos nos mais variados âmbitos da sociedade – inclusive, na Medicina. Uma mulher preta no pódio nos é motivo de orgulho, admiração e inspiração, e a Associação Paulista de Medicina – Piracicaba não poderia deixar de expressar o seu apreço a esta conquista marcante, relembrando que a diversidade é fundamental para dar caminho a novas oportunidades. 

Foto: Alexandre Loureiro/COB 

Com informações da Agência Brasil e Globo Esporte