Jornal Piracicaba Hoje
Festas de fim de ano, férias de Verão são épocas de descanso, confraternizações, viagens e boa comida, muita comida! Recarregamos nossas energias associado à expectativa de um ano novo repleto de realizações e novos projetos. Esta pausa na rotina do dia a dia, do trabalho, estudos e da agitação é fundamental para o nosso corpo e alma. Contudo, alguns perigos nos cercam neste período, sendo o mais comum o ganho de peso por aumentarmos a ingestão de alimentos, em especial ricos em carboidratos e frituras, assim como as bebidas alcoólicas.
Este aumento inesperado de alguns quilos na balança geralmente ocasionam o aparecimento ou piora da doença do refluxo Gastroesofágico (DRGE).
A DRGE apresenta-se tipicamente com sintomas de azia, queimação retro esternal, regurgitação de alimentos pós as refeições, e também pode ocorrer tosse seca ao deitar, dor de garganta e ou ouvido e até crises de asma, estes considerados sintomas atípicos!
Ademais o aumento da ingestão de carboidratos pode ocasionar sintomas de intestino preso, a chamada constipação intestinal, ocasionando sintomas de desconforto e distensão abdominal, flatulência e até um aumento do volume e consistência endurecida das fezes, e estas até causam dificuldades, dor e sangramento anal (hematoquezia) ao evacuar.
Durante o Verão, o litoral e suas praias são destino predileto de muitos e lá as diarreias, vômitos e cólicas abdominais surgem com frequência, as famosas viroses! Estas, na maioria das vezes, são auto limitadas e bastam repouso, hidratação e medicamentos sintomáticos para superar esta moléstia, raramente é necessário a prescrição de antibióticos.
Lendo estas explanações pode se admitir o quanto o trato digestivo é suscetível as nossas decisões alimentares e ao ambiente que nos inserimos. Desta forma, a dieta saudável, rica em saladas, frutas, verduras, fibras, ingestão de água e consumo moderado de carboidratos, frituras, gorduras e bebidas alcoólicas são a melhor dica para a sua saúde, em especial do aparelho digestivo.
“Beba e Coma com moderação, pois o abuso pode ser prejudicial à sua saúde!”
Dr. Ricardo Tedeschi Matos
(CREMESP: 91.681)
Cirurgia Geral RQE: 19432
Endoscopia RQE: 23292
Mestre em Gastroenterologia pela FMUSP
Médico da Clínica Focus e Hospital Unimed Piracicaba
Presidente da APM regional Piracicaba